O tempo nas principais capitais do Brasil

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Deslizamentos

Em todos os anos, nos períodos de chuvas intensas, são veiculadas notícias de enchentes e deslizamentos em áreas marginalizadas, ou não, produzindo prejuízos e mortes em diversas metrópoles brasileiras. Atualmente fomos atingidos pelas notícias da tragédia que se abateu sobre os moradores de Angra dos Reis na passagem do ano.


Tirando a comoção provocada por tal tragédia, definidas por muitos como anunciadas, vamos falar um pouco sobre a questão do fenômeno em si.

O que são deslizamentos?

Um deslizamento de terra é um fenómeno geológico que inclui vários aspectos de movimentos do solo como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.

Embora a ação da gravidade sobre as encostas com alto índice de declividade seja o principal fator dos deslizamentos de terra, existem outros fatores responsáveis pelo fenômeno, tais como: erosão pelos rios; enfraquecimentos por via de saturação com água proveniente do degelo ou de grandes chuvas; tensões criadas por abalos sismicos, que levam à falência de encostas frágeis; excesso de peso por acumulação de chuva ou neve; deslocamento de pilhas de resíduos de rochas ou minérios criado por estruturas feitas pelo homem, outras coisas.

Deslizamentos são fenômenos comuns, principalmente, em áreas de relevo acidentado, onde fatores tais como a retirada da cobertura vegetal, habitações humanas em locais impróprios e o excesso de chuvas, oferecem condições propícias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.

A predominância do clima tropical no território brasileiro permite à existência de grandes índices pluviométricos, no verão, na maior parte do território, com isso as encostas, naturalmente, se tornam locais de risco, sujeitas aos movimentos de terra; quando ocorrem as chuvas o solo absorve uma parte da água, outra parte se desloca na superfície em forma de enxurrada; a água que se infiltra no solo se confronta com alguns tipos de rochas impermeáveis, com isso não encontra passagem e começa a se acumular em único local. Tal acúmulo deixa o solo saturado (excesso de água), que não consegue suportar e se rompe, desencadeando o deslizamento das encostas até a base dos morros.

Deslizamentos podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. No Brasil, as pessoas que vivem nos centros urbanos são as que mais sofrem. Principalmente àquelas que vivem em regiões onde o processo de urbanização se deu de modo desordenado, permitindo a intensa ocupação do solo incluindo às áreas consideradas de risco como áreas de moradias para a população. Devido ao fato de tais áreas serem, originalmente, consideradas de baixo valor imobiliário é ocupado por populações de baixo poder aquisitivo.

Nenhum comentário: