O tempo nas principais capitais do Brasil

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cartografia - Orientação no espaço terrestre

O espaço terrestre

A) – Orientação. Círculos Terrestres.
a. A Terra não está parada no espaço: ela se move.
b. Dentre os (14) movimentos da Terra, vamos destacar 2:
i. O que ela faz ao redor de si mesma – ROTAÇÃO (figura 1 ) – do qual decorrem, em virtude de sua forma redonda, os dias e as noites.

Figura 1 – Para efeito didático, o Sol está sendo representa bem menor do que a Terra.

ii. O que ela executa, tanto quanto todos os outros planetas do Sistema Solar, ao redor do Sol – TRANSLAÇÃO (figura 2) – cujas conseqüências mais importantes são as diferentes estações do ano.

Figura 2 – movimento de Translação





c. O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO executa-se em torno de um EIXO imaginário; em conseqüência da suposição da existência de um eixo, surgem as noções de POLO NORTE e POLO SUL.

d. Se cortar-mos o Globo Terrestre em planos perpendiculares (figuras 3 e 4) ao eixo, cada um destes planos estará sendo delimitado por um círculo. Estes CÍRCULOS TERRESTRES chamar-se-ão PARALELOS e, ao maior deles chamaremos EQUADOR.

Figuras 3 – Representação dos Paralelos;





Fig. 4 – representação do círculo máximo denominado equador.





e. Todos os círculos que tiverem direção igual à do EQUADOR serão denominados PARALELOS; sua direção dita LESTE-OESTE enquanto que todos os demais círculos que lhes forem perpendiculares e convergentes ao pólo norte e ao pólo sul, os MERIDIANOS, têm direção NORTE-SUL. (figura 5)

Figura 5 – representação do conjunto de arcos (ou semicírculos) que formam o sistema de Meridianos.







f. A partir da noção de PARALELOS e MERIDIANOS é que poderemos situar os diferentes pontos da superfície da Terra, (coordenadas geográficas), sabermos as direções (orientações) e as posições relativas aos lugares.

g. As direções seguidas a partir de um determinado ponto da Terra são conhecidas como pontos CARDEAIS (principais) , COLATERAIS E SUBCOLATERAIS.


B) As coordenadas geográficas

a. Como vimos, a Terra pode ser reduzida, para fins práticos, a uma esfera;
b. Considerando-se os Paralelos e os Meridianos, poderemos estabelecer uma contagem das distâncias em graus;
c. Se esta contagem for feita a partir do Equador e na direção dos Pólos, teremos a medição das LATITUDES Norte e Sul;
d. Se contarmos a partir de um determinado meridiano (INICIAL ou de ORIGEM, ou de GREENWICH), estaremos informando a LONGITUDE (Leste-oeste);
e. LATITUDE e LONGITUDE são, pois, as COORDENADAS GEOGRÁFICAS, isto é, as referências utilizadas nos mapas com o objetivo de localizar pontos na superfície da Terra.



Então, para se determinar uma localização na superfície terrestre, os homens lançaram mão das LINHAS IMAGINÁRIAS, denominados PARALELOS E MERIDIANOS. (Figura 6)

Paralelos: são linhas paralelas ao Equador (0º), e a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Equador denomina-se latitude. O paralelo 0º divide a Terra em dois hemisférios: Norte (setentrional) e Sul (meridional).

Paralelos: São linhas imaginarias traçadas paralelamente ao Equador, e com o qual determinamos a latitude de um lugar.

Latitude: É a distancia medida em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre ate a linha do equador, variando de (0 a 90) grau, tanto para o norte como para o sul;

Meridianos: São linhas imaginarias traçadas de pólo a pólo perpendicular ao Equador e com os quais determinamos a longitude de um lugar. Existem mais de 360 meridianos, sendo que cada equivale a 1 grau, formando assim os 360 graus da Terra;

O meridiano inicial, principal ou de Greenwich (localizado em Londres) é o referencial para determinarmos a porção Leste (oriental) e Oeste (ocidental). À distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich denomina-se longitude.

Longitude: É a distancia medida em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até ao Meridiano de Greenwich. Variando de (0 a180) grau, tanto de Leste como para Oeste.



Figura 6 – Planisfério com Rede formada por Paralelos e Meridianos. Por convenção determina-se que o planeta é esférico, por isso é correto afirmar que existem 360º em meridianos, 180º a Leste e 180 a Oeste, ao passo que os paralelos variam de 0º a 90º, Norte e Sul.





De forma resumida, podemos afirmar quê:
Orientação significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos cardeais
Pontos Cardeais: São as direções principais, as mais importantes. Para determinarmos os pontos cardeais, tomamos por base o movimento diário do Sol. O lugar que o Sol nasce e chamado Leste, ou Este ou Nascente. O lugar onde o Sol se Poe é chamado Oeste ou Poente.


Norte – Nordeste – NNE
Este - Nordeste – ENE
Este - Sudeste – ESSE
Sul - Sudeste – SSE
Sul - Sudoeste – SSO
Oeste - Sudoeste – OSO
Oeste - Noroeste – ONO
Norte - Noroeste – NNO

figura 7 Rosa dos ventos


Nenhum comentário: