O tempo nas principais capitais do Brasil

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Movimentos Migratórios

Os movimentos migratórios e suas causas.


Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país, do país ou mesmo para outros países.

Migração

Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser:

1. Definitivos.
2. Temporários

Os movimentos migratórios podem ser:
1. Externos
2. Internos.

Migrações externas também denominadas migração internacional, ocorre quando a população se desloca entre países. Há dois tipos:

• Emigração: refere-se ao movimento de saída das pessoas de seu país de origem. Essas pessoas são emigrantes no seu país de origem. Os emigrantes brasileiros dirigiram-se predominantemente para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.

• Imigração: corresponde ao movimento de entrada das pessoas estrangeiras em um país. Elas são imigrantes nesse país. A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

Migrações internas ocorrem quando a população se desloca no interior de um país.

O êxodo rural corresponde à migração campo-cidade, isto é, à saída da população do meio rural com destino ao meio urbano. Esse é o movimento interno mais importante e é o responsável pela grande leva de migrantes que se dirigiram, e ainda se dirigem, às grandes cidades.

Existem outros dois tipos de migração interna:
• Transumância (ou mmigração sazonal) é o deslocamento populacional que ocorre em certos períodos do ano.

• Migração pendular é o movimento diário de vaivém da população que desloca da periferia para o centro e vice-versa.

Os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples:

• Melhorar a qualidade de vida.
• Migram para fugir de uma guerra,
• De uma crise econômica,
• Da pobreza,
• De perseguição política,
• Da seca e de outros cataclismos naturais.
• Conseguir emprego,
• Para estudar,
• Para ter mais saúde,
• Para continuarem vivas.

Muitas vezes as melhorias imaginadas pelos migrantes não são alcançadas e que novos problemas podem passar a fazer parte de seu cotidiano. Nem sempre eles são bem vindos aos lugares de destino e muitas vezes enfrentam a xenofobia do povo local, a discriminação e a marginalização, constituindo um grande contingente de cidadãos de segunda classe.

Os movimentos migratórios são mais intensos nos países com mais desigualdades regionais, naqueles onde poucas áreas muito ricas dividem o espaço com outras muito pobres. Esse quadro é comumente encontrado em países subdesenvolvidos industrializados, que, dependendo do ponto de vista, são também chamados de países em desenvolvimento ou emergentes. Ocorrem também entre países que apresentam níveis de desenvolvimento muito díspares.

As migrações internas do Brasil

Fluxo de nordestinos para o Sudeste, atraídos pela expansão industrial, ou para a Amazônia, atraídos pelos projetos agropecuários, minerais e industriais, e, mais recentemente, da região Sul para o Centro-Oeste, relacionado à expansão da fronteira agrícola.

Um comentário:

Yuri Calandrino disse...

Muito interessante Genílson! Gostei do teu blog! Um diário pessoal bem mesclado com informações de conteúdo que pessoas podem utilizar pra pesquisar, pra ler, abstrair a mente, enfim, uma infinidade de utilidades! Muito bacana mesmo! Parabéns!

Um Abraço!