O tempo nas principais capitais do Brasil

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pequena Introdução sobre a Cidade de Manaus

Capital do estado do Amazonas e principal centro financeiro da região norte do Brasil. Localiza-se próximo a confluência dos rios Negro e Solimões, onde ocorre o famoso "encontro das águas". É a cidade com maior população do estado, segundo o IBGE, 1,73 milhão de pessoas. Manaus pertence a mesoregião Centro Amazonenese e a microregião de Manaus.

Sua fundação data de 1669 com o Forte de São J0sé do Rio Negro. Depois, foi elevada a vila em 1832 já com o nome de Manaus.

A origem do nome vem do significado "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós de onde advém o gentílico Manauara. A vila foi legalmente transformada em cidade em 24 de Outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. O nome Manaus voltou a pertencer a cidade em 4 de Setembro de 1856.

A cidade ficou conhecida no começo do século XX, na fase áurea da borracha. Hoje, sua economia principal gira em torno do Polo Industrial de Manaus, responsável pelo 7º maior PIB (Produto Interno Bruto) e , consequentemente a Sétima cidade mais rica do Brasil.

Manaus possui a segunda maior região metropolitana do norte do pais, e a décima segunda do Brasil, com 2.006.870 habitantes (IBGE). A cidade aumentou gradativamente a sua participação no PIB brasileiro nos últimos anos, passando a responder por 1,4% da economia do país e abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Amazonas fundada em 1909.

Nenhum comentário: