O tempo nas principais capitais do Brasil

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O anjo

Essa foto ficou bacana. Foi na apresentação de sábado. Parece que tem um sol surgindo do Ronaldo.

Fazer teatro

Produzir um espetáculo é muito difícil. Produzir um espetáculo no Rio de Janeiro é mais difícil ainda. Agora, produzir um espetáculo no rio de janeiro, com uma temática religiosa e embaixo de chuva. Nossa! Sem comentários.

O Milagre do sol está acontecendo, irônicamente eu diria, em um período de chuvas intensas. O Milagre do Sol em dia de chuva. Foi assim:  Rio de janeiro e São paulo sob as águas. E sob as águas foi como nós ficamos na sexta-feira dia 04/12. Choveu torrencialmete o dia inteiro, parecia verão, só que era frente fria.

Pois é, além da chuva o black out, e não estou falando do nosso famoso B.O. (termo técnico pra fechar a luz da cena), sem luz na tijuca (tomara que isso não vire rotina) e tivemos que adiar a apresentação (fazer o que: Milagre do Sol na chuva ainda vai, sem luz no "Milagre" só com ajuda divina).

Mas é sempre assim, se chove um pouco mais que o normal as mazelas da metrópole aparecem.

Ontem estava vendo o noticiário na TV falando, justametne, sobre as consequencias das chuvas em S.P. e acompanhei as explicaçãoes da moça do tempo (interessante como elas estão cada vez mais técnicas - por um momento me reportei às minhas aulas de climatologia na faculdade) e pude ver as explicações sobre o motivo das inundações (Nossa! inventaram a pólvora): Cidade grande, grande população, solo concretado, pouca infiltração, aumento do escoamento superficial ... Gente! será que ninguém nunca soube disso? Onde estão os planejadores e ordenadores, os urbanistas, paisagistas, engenheiros que não veem que: Cidade concretada + pouca manutenção + dia de chuva intensa = é inundação. Isso sem falar na questão da falta de educação do povo que joga lixo nas ruas, das ocupações irregulares, etc.

E no RJ não é diferente: Morro e planicie na mesma paisagem; morro ocupado desordenadamente, planicie caotica. Se chove a lamaceira do morro inunda a planicie. Soma-se a isso, bueiro entupido, lixo nas ruas e etc, etc, etc...  É claro que não podemos esquecer as mudanças climáticas: "nunca choveu tanto como nos ultimos dias" . Mudanças climáticas!  ... Aquecimento global!  ...  É, a natureza deve ser a culpada já que a chuva é um fenômeno natural. E se a natureza é culpada a culpa geral deve ser de Deus. Pelo menos é pra Ele que todo mundo grita quando um desastre ocorre; e pra Ele que todos indagam o famoso "Por que?"  quando a casa desliza morro a baixo ou o patrimonio escoa rio a fora, isso sem contar as perdas humanas ...

É só milagre mesmo. Infelizmente "o Milagre do Sol" o espetáculo não pode dar conta. Nesse caso, só um milagre do sol surgindo, levando embora a chuva e a memória das pessoas que, naturalmente, retomarão suas vidas e esquecerão das tragédias.

Pelo menos até a proxima chuva.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Milagre

A apresentação do dia 05 foi muito linda. O espetáculo foi limpo e emocionante como esperado.
As pessoas presentes aplaudiram de pé.  Foi um sucesso.